Como Embalar



EMBALAGEM DAS LATINHAS

A maioria dos colecionadores têm uma maneira própria para embalar as latas, pois não existe um método padrão. Mas em alguma ocasião, um colecionador recebeu uma encomenda de latas em que alguns - senão todos - os exemplares estavam danificados porque a caixa não oferecia as melhores condições para o envio pelo correio.
As latas vazias são leves e por isso menos dispendiosas para enviar pelo correio. Existe uma grande diferença entre as velhas latas de ferro e as latas mais recentes de alumínio, pois esta pode pesar 10 vezes menos que a primeira mas em contrapartida, possuem menos resistência.
A parte mais vulnerável de uma lata são os seus "lados" enquanto que é bastante resistente a pressões aplicadas no topo ou no fundo, isto é, a lata pode suportar o peso de um homem que se coloque no topo mas é facilmente machucada com a pressão de dois dedos no corpo/lado. Por conseguinte, deve-se tomar precauções especiais para evitar os impactos laterais, sendo que impactos verticais podem também deixar no topo e base marcas desagradáveis. Como é impossível de prevenir alguns danos na embalagem, aqui estão algumas dicas para reduzir consideravelmente o risco desses danos:
Use uma caixa forte. As caixas de papelão são as mais comuns porque são fáceis de obter. De qualquer forma, assegure-se que a caixa está em boas condições.
Use separadores (como os que estão na imagem) mesmo que sejam feitos de pedaços de uma outra caixa de papelão: estes separadores serão muito importantes porque vão dar resistência tanto em volta como no centro da caixa onde a caixa é mais frágil. Deverão encaixar na perfeição com a largura e profundidade da caixa. Quanto mais forte ficar a caixa mais segura se tornará para proteger as latas durante o envio.
Coloque sempre as latas verticalmente: pois nessa posição oferecem a máxima resistência já que as caixas são muitas vezes empilhadas. Pela mesma razão não deverá nunca colocar latas que sejam mais altas do que a própria caixa (ver a imagem), pois a lata mais alta do grupo seria facilmente danificada.
Deixe um pequeno espaço entre as latas e a parede da caixa para que não sejam danificadas se sofrerem algum impacto lateral. Esse espaço não deverá ser inferior a 2 cm e deverá ser preenchido com papel amassado (até pode ser papel de jornal) ou outro qualquer material próprio (pedaços de isopor, flocos de espuma, etc.): isto mantém as latas afastadas das paredes da caixa.
Mais duas dicas:
Um aviso exterior na embalagem do tipo "Frágil" ou "Manusear com Cuidado" pode oferecer uma proteção extra. No entanto, em alguns países este tipo de indicação é proibido ou requer o pagamento de taxas extras. No caso de não ter a certeza, é melhor perguntar na agência dos correios.
Não é seguro colocar as latas em duas camadas exceto se a caixa for suficientemente resistente bem como os separadores: uma caixa alta oferece muito menos resistência lateral do que uma caixa baixa. Por isso, quando enviar muitas latas, uma caixa larga oferece melhores resultados que uma alta.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário